quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Co-escolhas

As redes surgem onde menos as esperamos...
Na Faculdade de Engenharia  há dez cursos no concurso nacional de acesso, uma licenciatura e nove mestrados integrados, totalizando 893 vagas. Em 2016, houve 3276 candidatos diferentes na primeira fase que escolheram pelo menos um dos cursos da FEUP, dos quais 1843 como primeira opção.
As listas de candidatos aos cursos da Faculdade de Engenharia estão disponíveis, e este quadro resume a situação (abstenho-me de descodificar as siglas...)
Mesmo que a procura estivesse alinhada com a oferta, apenas cerca de metade dos candidatos que elegeram a FEUP em primeiro lugar teria sucesso, mas como não está, a situação é pouco simpática para um grande número de candidatos.
No sítio certo, farei brevemente uma análise desta questão e das suas vastas implicações.
Curiosamente, as (até) seis opções que cada candidato pode escolher definem relações entre os cursos, não completamente definidas nem iguais para todos, mas certamente que para cada candidato o conjunto de cursos escolhidos faz algum sentido. Daqui pode nascer uma visão dos cursos em rede!
Nesta imagem temos uma rede bimodal em que dez dos seus nós são os cursos de entrada na FEUP e os restantes 3276 são os alunos candidatos
Quando um aluno escolhe dois cursos, por exemplo, estabelece uma relação entre esses cursos. Considerando todas as relações resultantes destas co-escolhas, e usando um algoritmo de layout apropriado, os nós correspondentes a cursos mais procurados em simultâneo aproximam-se. Assim, esta imagem dá uma ideia da percepção que os candidatos têm da proximidade entre os vários cursos.
As diferentes cores correspondem a classes calculadas automaticamente pela ferramenta Gephi, que usei, e que, por alguma razão, associou dois pares de cursos: Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial, e Engenharia do Ambiente e Engenharia de Minas e Geoambiente.
A revisitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário