domingo, 24 de março de 2019

Redes de co-autoria

A produção científica dá diversas oportunidades de criar, observar e medir redes: os autores colaboram entre si, escolhem listas de palavras chave, citam outros autores, escolhem revistas onde publicar, etc, e todas estas actividades se podem traduzir em redes científicas e em medidas nomeadamente de clustering ou de ranking.
O CWTS - Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, Holanda, investiga nestas áreas e disponibiliza algumas ferramentas interessantes de visualização e análise de redes, nomeadamente o VOSviewer, que permite visualizar e analisar redes bibliométricas, nomeadamente a partir dos dados de Web of Science, Scopus ou Dimensions.
É um mundo muito interessante, que mostra como as pessoas colaboram e como os caminhos da ciência se vão construindo.
Neste exemplo muito simples, pesquisei a base de dados Scopus com os termos holonic manufacturing, tópico em que tive alguma produção científica.
Encontri 785 artigos científicos, e com a ferramenta VOSviewer desenhei a rede de co-autorias desses artigos, que aqui apresento com uma visualização tipo densidade.


Como seria de esperar, faço parte dessa rede, e bem próximo está o meu antigo aluno de doutoramento Paulo Leitão, que entretanto já ganhou vida própria, com o que muito me congratulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário