segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Actores de cinema

Descobri recentemente um ficheiro com os dados de 1000 filmes realizados entre 2006 e 2016, retirados da base de dados  IMDb.
Como numa coluna desse ficheiro estão os principais actores que contracenaram em cada um dos filmes, há aqui uma oportunidade para se visualizar a rede de todos os actores que intervieram naqueles filmes, através da relação terem contracenado em pelo menos um filme.
Um programa que escrevi (em Python) permitiu extrair os pares de relações, e a ferramenta Gephi permite obter uma panóplia de métricas, e nomeadamente a sua visualização


São 1985 actores e 5754 pares de actores, alguns dos quais ocorrem mais que uma vez.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Vídeos relacionados

O YouTube tem uma possibilidade muito interessante que são os vídeos relacionados.
Partindo de um vídeo, podemos chegar assim a um conjunto de vídeos relacionados (pelo algoritmo do YouTube), de cada um destes a um outro conjunto de vídeos relacionados, e assim sucessivamente, enquanto o desejarmos.
Um conjunto de ferramentas desenhadas pela equipa de Bernhard Rieder na Digital Methods Initiative permite extrair redes originadas por este conceito, admitindo ainda um conjunto adicional de parâmetros que a torna muito flexível.
As redes obtidas podem ser descarregadas no formato gdf, e analisadas directamente pelo Gephi.
Fizemos uma experiência muito simples, partindo de um vídeo inicial (no caso Nada Mudou), 10 iterações e um nível apenas.


Encontramos 153 vídeos e 2759 relações entre eles, uma rede direccionada com densidade 0.119.
Usando o algoritmo de Blondel do Gephi, encontramos 4 comunidades, com modularidade 0.262, e dispusemos os vértices da rede usando um algoritmo de forças


Uma primeira análise muito elementar mostra que estas quatro comunidades fazem sentido, e que a ferramenta pode ser utilizada para explorar este universo da música e dos vídeos.